Do renascimento do Pico Vinhateiro aos curiosos episódios da "Cerca dos Frades", mergulhe numa jornada de tradição e paixão pelo vinho.
ADEGUINHA
PICO, AÇORES
COLHEITA
VINHA
COLEÇÃO DE VINHOS
AÇORES
A nossa história
Vinho no Pico
Há muitas regiões vinícolas no Mundo, mas poucas são tão arrebatadoras como a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico. A gigantesca malha de currais de pedra que foi necessário erguer para proteger as vinhas do rocio do mar e dos ventos e a riqueza do património associado à cultura da vinha possuem um caráter único e universal, que a UNESCO reconheceu em 2004. Nos dias de hoje, o Pico Vinhateiro renasceu.
“CERCA DOS FRADES” é a designação para uma parcela de terreno cedida pela população aos frades durante a sua instalação, a mando do Rei Pedro III, em Santa Luzia. Perante o pedido de “área do tamanho da pele de um boi” o povo cedeu de bom grado, até se aperceber da esperteza astúcia dos frades: cortaram a pele do boi em tiras muito estreitas, formando um longo cordão com o qual cercaram uma superfície que à partida seria minúscula, numa área de 2000m² delineando esta cerca com 3,25m de altura.
A CERCA DOS FRADES
COLHEITA SELECIONADA, 2018
O Fundador
Um projeto iniciado pelo fundador da empresa, Tito Silva, no coração da Paisagem Da Vinha do Lajido de Santa Luzia na Ilha do Pico, que devido à relação afetiva de uma parcela que era do seu avô, onde em criança faziam uma pequena vindima familiar.
VINHA
PICO, AÇORES
TITO SILVA
FUNDADOR
TITO SILVA
FUNDADOR
VINHA
PICO, AÇORES
Deu-se início à requalificação das vinhas, plantando inicialmente 3 hectares com as uvas Terrantez do Pico, Arinto dos Açores e Verdelho.
Restauro de 15 hectares de vinha.
Lançámos o nosso primeiro vinho branco “A Cerca dos Frades”, com apenas 650 garrafas, um Blend de Terrantez do Pico, Arinto dos Açores e Verdelho.
Além do “A Cerca Dos Frades” Blend, lançamos o nosso primeiro monocasta “A Cerca dos Frades” Terrantez do Pico.
Acrescentamos à família o vinho “A Cerca Dos Frades” Verdelho, o nosso segundo monocasta.
Foi um ano de mais um objetivo cumprido, acrescentámos à nossas coleção de vinhos um monovarietal de Arinto dos Açores.
Concluímos a plantação e requalificação da Cerca dos Frades, com mais aproximadamente 4 hectares de Arinto dos Açores. Os vinhos, neste ano produzidos, têm previsão de entrada no mercado para maio de 2024.
Hoje, contamos com cerca de 20 hectares de castas autóctones dos Açores, que nos brindam com uvas peculiares e vinhos distintos.
ESPERAMOS POR SI
TEM DE TER 18 ANOS PARA PODER VER O NOSSO SITE
Tem Idade Legal Para o Consumo de Bebidas Alcoólicas?